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3 dicas de como participar na vida escolar do seu filho


A participação e interesse dos pais nos estudos de seu filho torna o aprendizado mais significativo e prazeroso. Ele sente-se valorizado, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima. Ao entrar no colégio, a criança traz consigo experiências adquiridas no convívio que lhe permitirão formar uma determinada visão sobre si, o que significa uma ampliação no âmbito de relações. Além disso, conhecendo outras crianças de sua idade, com as quais irá compartilhar uma parte de suas experiências, ela acaba desenvolvendo habilidades que permitirão um bom convívio em outros ambientes do dia a dia.


1. O QUE OS PAIS PRECISAM FAZER PARA EFETIVAR A PARTICIPAÇÃO? Quando os pais são presentes e buscam acompanhar o crescimento educacional dos filhos, suas habilidades sociais aumentam e a chance de problemas comportamentais diminui. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão! Participar envolve conversar sobre sua rotina escolar, visitar o local, se envolver com as lições e os trabalhos e incentivar o progresso educacional em casa. Tudo isso pode contribuir para suas habilidades sociais. Isso porque a participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, entre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo.


2. COMO OS PAIS PODEM CONTRIBUIR DE FORMA POSITIVA? A aprendizagem é vista por especialistas como mudança no comportamento ou desempenho em resultado de experiência. Sendo assim, lares com harmonia e democrcia encorajam e recompensam a curiosidade, a exploração e a experimentação, as tentativas para lidar com novos problemas e a expressão de ideias e sentimentos. Quando são aprendidas e aplicadas em família, essas atividades se estendem na escola e em seu convívio social. Assim, quando a educação familiar é feita com amor e paciência, é possível desenvolver nos filhos sentimentos como a autoconfiança e a espontaneidade, que favorecem a disposição para aprender. Se a criança não se envolve com o grupo ou não é envolvida por ele, ela participa e se compromete menos nas atividades e, consequentemente, se distancia – o que interfere no desempenho escolar. Lares violentos, divórcios litigiosos e luto também podem levar ao desinteresse em aprender.


3. QUAIS ATITUDES OS PAIS PRECISAM TER PARA NÃO PREJUDICAR OS FILHOS? É importante dizer que acompanhar a vida escolar dos filhos não significa necessariamente apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria entre pais e filhos, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada. Quando a criança se sente envolvida, ouvida, apoiada, prestigiada, se sente também mais estimulada a aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove. Dessa forma, a criança, a família e o ambiente escolar ganham por tornarem o processo de aprendizagem não somente algo necessário, mas também algo natural e divertido.

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