Destaques da Semana - 20 a 27 de Março

29.03.2019

Bullying - Palestra sobre interação e relacionamento interpessoal 

 

O Ensino Fundamental II tem por característica contribuir com a formação do indivíduo em uma das fases de maior transformação, expectativas e posturas diante da aprendizagem. Pensando nisso, na última segunda-feira (25), o psicólogo Jean Luca Lunardi (CRP: 06/134351), pós-graduado em atendimento educacional especializado, conversou com os nossos alunos sobre interação e relacionamento interpessoal. 


A atividade teve como objetivo discutir algumas atitudes presentes no cotidiano escolar, promovendo uma reflexão sobre as emoções e como elas são externalizadas nos relacionamentos. Em uma das dinâmicas elaboradas, os alunos puderam identificar os comportamentos agressivo, passivo, passivo-agressivo e o assertivo, este último, considerado essencial para estabelecer as relações positivas e construtivas. 


Em seguida, Jean Luca propôs uma conversa a respeito do bullying e como as dificuldades de comportamento e emoções podem se materializar em atos de intimidação e violência física ou psicológica. Segundo ele, o bullying não pode ser entendido como brincadeira ou algo normal, precisa ser coibido e tratado o quanto antes, da forma mais precoce possível. 


Por meio de explicação lúdica, os estudantes foram estimulados a identificar os papéis do agressor, da vítima e dos observadores envolvidos em situação de bullying. “Foi muito importante conscientizar e orientar as crianças a firmar um protocolo de: detectou o bullying? Converse com o colega. Não teve uma resposta? Acione imediatamente os professores, a coordenação ou a direção do colégio”, explica o psicólogo. 


Ao final, também houve uma breve discussão sobre as frustrações e como os jovens lidam com elas no dia a dia. O especialista falou sobre a importância de saber conviver com as emoções consideradas negativas, entre elas: raiva, tristeza, nojo e desprezo. “É um assunto que desperta o interesse deles, porque eles vivem em interação social, então é natural que os jovens busquem por respostas e entendimentos”, comenta. 


Para Jean Luca, a participação dos alunos foi muito além do que ele esperava. “Eles tiveram um padrão de comportamento muito positivo. Foi uma palestra bem dinâmica, com diversas atividades durante as falas e a cada momento que se abria para discussão, o grupo inteiro buscava pontuar algo, chamava para a fala, procurava discutir o assunto e dar sua opinião. Então a participação deles foi excelente!”.

 

 

 

 

Dia Mundial da Água

 

Nossos pequenos do Infantil e a turminha do  Fundamental l participaram de um dia com diversos aprendizados e conscientização sobre a importância de valorizar cada gotinha de água.

 

 

 

 

 

Chute a gol

 

Nossos pequenos do Infantil 5 na aula de matemática tiveram um Jogo chamado: Chute a Gol, onde trabalharam quantidades de gols e medidas em relação a distância maiores e menores entre um ponto e outro. Isso tudo junto com a Professora Fabiana.

 

 

 

 

 

Ninguém é igual a ninguém

 

O 1º Ano, Ensino Fundamental l, junto com a Professora Jessyka, realizou uma atividade com o tema Respeito. Recebemos a visita especial dos pais da aluna Isadora.

 

 

 

 

 

 

 

Semana da saúde e nutrição

 

Na semana da saúde e nutrição, os alunos do Fundamental I participaram da palestra ministrada pelas nutricionistas Fernanda Nunes Pereira e Karina Tavares Magalhães, e o servidor público José Maria Pereira da Silva.

 

Os alunos aprendem sobre os grupos alimentares, características e funções – carboidratos (energéticos), proteínas (construtores), vitaminas e minerais (reguladores); diferenças entre alimentos naturais, processados e ultraprocessados e como montar um prato saudável. 

O objetivo foi de conscientizar as crianças e adolescentes sobre os riscos de desenvolver obesidade, sobrepeso, colesterol elevado, doenças cardíacas, diabetes por causa do excesso de consumo de sal, açúcares, gorduras presentes nos alimentos industrializados.

 

 

 

 

 

 

Semana da saúde e nutrição com os pequenos

 

Para ensinar sobre boa alimentação para nossos pequenos do Infantil 5, realizamos um piquenique de frutas muito divertido com direito a muita risada e fotos para registrar esse momento. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho de Matemática

 

A turma do Infantil 4, junto com a Professora Laís, apresentaram seus trabalhos, onde aprenderam sobre formas geométricas através dos contos de fadas. Quanta fofura!

 

 

 

Compartilhar
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
Procurar por tags